FALE CONOSCO 84 99623-9621

FALE CONOSCO 84 99623-9621
MAQUINETA DE CARTÃO DE CRÉDITO MAIS BARATA DO MERCADO. CLICK NA IMAGEM E COMPRE EM ATÉ 12x R$5,73

domingo, 18 de janeiro de 2015

14 coisas que a ciência diz que engordam (e nós nem imaginávamos) Leia mais em: http://zip.net/bmqDrJ

Nenhum comentário:
Ángeles Gómez
  • Getty Images
Muitos ainda terão o gosto de rabanada rodando pelo paladar, mas em sua cabeça cresce a determinação de fazer algo para apagar, na medida do possível, a marca que deixaram na balança as licenças dietéticas natalinas (uma média de 2 a 4 quilos de ganho de peso). Outros afortunados terão conseguido não engordar nem um grama nessas festas. Seja qual for o seu balanço, janeiro é um mês estratégico na guerra contra o sobrepeso. Há dezenas de dietas para emagrecer, algumas com uma sólida base científica, mas por si sós não garantem a vitória, já que, como advertem os especialistas, vivemos em uma sociedade obesogênica, na qual inúmeros fatores concorrem para engrossar o caldo dos adipócitos (células de gordura). A seguir, desmascaramos alguns dos aliados menos conhecidos da obesidade.
1. Refeições em família
Mesmo que você já esteja cansado dos parentes, deve saber que as refeições familiares podem proteger da obesidade e do excesso de peso. Entre as razões está que durante as refeições se estabelecem conexões emocionais entre os membros da família e os alimentos costumam ser mais saudáveis, segundo um estudo das universidades de Minnesota e de Columbia (EUA) publicado no "Journal of Pediatrics". Essa recomendação é especialmente útil para crianças e adolescentes, para prevenir a obesidade quando chegarem à idade adulta. Não se horrorize: uma ou duas refeições familiares por semana são suficientes para reduzir o risco de obesidade.
2. Irmãos e amigos gordinhos
Os chegados o perseguem. Ter um irmão obeso duplica seu risco de sê-lo (mais do que se for seu pai), e a possibilidade aumenta se esse for maior e do mesmo sexo, segundo Markos Pachucki, da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, em um artigo publicado no "American Journal of Preventive Medicine". Os amigos com excesso de peso também não ajudam, porque os quilos a mais são contagiosos, como constatou o doutor David Shoham, da Universidade de Loyola em Chicago, em um estudo com 1.800 adolescentes (PLoS One). Este vínculo já tinha sido encontrado em um trabalho anterior publicado em 2007 no "The New England Journal of Medicine". O bom é que a magreza também se transmite, e se seus amigos estão magros (Índice de Massa Corporal, ou IMC, igual a 20) você tem 40% mais possibilidades de reduzir seu peso.
3. Ano de nascimento
Se você nasceu depois de 1942, fique atento. Existe uma conexão entre uma variante do gene FTO e o ano de nascimento que favorece o aparecimento da obesidade, uma correlação que é duas vezes mais forte entre os nascidos depois de 1942. Os cientistas que encontraram essa conexão, dirigidos por James Rosenquist, do Departamento de Psiquiatria do Hospital Geral de Massachusetts, não têm uma razão clara para essa associação, mas indicam o desenvolvimento tecnológico posterior à Segunda Guerra Mundial.
4. Bactérias intestinais
Talvez você encontre em seu intestino a resposta para o peso. Se entre os milhões de microrganismos que se hospedam no aparelho digestivo houver bactérias da família Christensenellaceae, sorte sua, porque elas protegem do aumento de peso (Cell). Embora esse microrganismo seja herdado, sua descoberta abre portas para a criação de tratamentos probióticos personalizados contra a obesidade.
5. Restaurantes com música clássica
As sonatas de Schubert podem ser apropriadas para um jantar romântico, mas deve-se saber que animam a comer mais. Um estudo britânico das universidades de Leicester e Surrey Roehampton comprovou que se consomem mais alimentos e café nos locais quando há música clássica de fundo do que quando toca outro tipo de melodia. Leve isso em conta também para sua economia.
6. Trabalho noturno
Trabalhar à noite engorda, e não é porque se coma mais, mas porque se altera o ritmo circadiano. As pessoas estão programadas para dormir quando não há luz e comer de dia. "O trabalho em turnos durante a noite interrompe o sono e rompe o ciclo fisiológico, e isso provoca uma diminuição do gasto energético diário total", conclui um estudo realizado por cientistas do Instituto Médico Howard Hughes do Texas, publicado na revista científica "PNAS". A solução: comer menos.
7. Dormir pouco
O déficit de sono não só muda nosso humor, como também engorda: está comprovado cientificamente. A explicação é que o sono desempenha um papel relevante no metabolismo energético, de forma que ao não dormir comemos mais, como um mecanismo fisiológico de adaptação para manter a vigília. Uma pesquisa publicada recentemente no "American Journal of Clinical Nutrition" também concluiu que dormir mais está associado a um menor Índice de Massa Corporal e uma melhor alimentação.
8. Viver na Irlanda
Se você pensa em morar fora do país, talvez lhe interesse saber que as previsões indicam a Irlanda como o país onde as taxas de obesidade e sobrepeso masculinas aumentarão mais (em 2.030, 90% de seus homens terão sobrepeso), enquanto na Bélgica só 44% dos homens acumularão quilos demais. A explicação para essas estimativas, realizadas pelo Fórum de Saúde do Reino Unido em colaboração com o escritório regional da OMS para a Europa, está no modelo econômico. "Nos mercados liberais como Reino Unido e Irlanda, as multinacionais da alimentação promovem o consumo excessivo", afirma a doutora Laura Webber, coautora do relatório, que foi apresentado no último congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia.
9. Poluentes ambientais
As substâncias residuais do pesticida DDT, ou do lindano (usado para combater piolhos e sarna), são alguns dos poluentes que se acumulam no tecido gorduroso das pessoas, favorecendo o desenvolvimento da obesidade e o aumento do colesterol no sangue, segundo comprovou um grupo de cientistas da Universidade de Granada, que publicou esses resultados em "Enviromental Pollution". Esses poluentes chegam aos indivíduos principalmente por meio de alimentos com alto teor de gordura, incluindo carnes e peixes de grande porte.
10. Ver televisão
Juntar o telejornal da noite com um capítulo de sua novela favorita, para terminar com um pouco de debate sobre atualidades, o manterá mais de duas horas diante do televisor. Se isso se repetir todos os dias, aumentará em 23% o risco de obesidade (para não falar do risco de 14% de desenvolver diabetes), adverte um relatório da Universidade Harvard.
11. Dormir com a televisão ligada
Sem dúvida você já dormiu mais de uma vez embalado pelo som da TV. Esse pequeno prazer pode fazê-lo ganhar peso. Por quê? Segundo Ahmad Agil, pesquisador da Universidade de Granada, a exposição à luz artificial durante a noite enquanto dormimos - como a emitida pela televisão, pelo computador ou por uma lâmpada acesa - reduz os níveis endógenos de melatonina, um hormônio que é liberado durante a noite para regular os ritmos circadianos e que possui um poderoso efeito antioxidante e anti-inflamatório. Essas propriedades protegem de alterações metabólicas que provocam obesidade e diabetes. Um conselho: tente dormir na escuridão total ("Journal of Pineal Research").
12. Estresse pós-traumático
"As mulheres que sofrem de estresse pós-traumático aumentam de peso mais rapidamente e são mais propensas a sofrer obesidade do que as que não atravessam essa situação", afirma um estudo das universidades Harvard e Columbia, publicado em "Archives of General Psychiatry". Mas há uma boa notícia: quando diminuem os sintomas desse transtorno, o risco de obesidade se reduz notavelmente.
13. Depressão e ansiedade
Um terço das pessoas estressadas perde o apetite e emagrece, mas mais da metade reage ao estresse comendo e, pior, ingerindo alimentos muito apetitosos, ricos em açúcares e gorduras. A explicação científica é que o centro de recompensa que temos no cérebro é ativado por esse tipo de comida. Além disso, o hormônio do estresse, o cortisol, sensibiliza esse sistema de recompensas e favorece a ingestão compulsiva de alimentos muito calóricos. Rubén Bravo, diretor do Departamento de Nutrição do Instituto Médico Europeu da Obesidade (Imeo), afirma: "ansiedade e estresse são duas situações que se repetem com frequência em nossos consultórios. Os problemas econômicos e de trabalho levam a buscar a felicidade na comida, especialmente em doces, que diminuem a agitação".
14. Alguns produtos desnatados
Um estudo publicado no "Scandinavian Journal of Primary Health Care" concluiu que o consumo de laticínios ricos em gordura está relacionado a um menor risco de desenvolver obesidade central. Na opinião do nutricionista Walter Willett, da Escola de Saúde Pública de Harvard, uma explicação para essa descoberta é que os produtos com toda a gordura dão mais saciedade, e além disso os ácidos graxos dos laticínios têm um efeito adicional na regulação do peso. A nutricionista Natalia Galán, do Serviço de Promoção da Saúde de Sanitas, acrescenta: "Os produtos light nem sempre ajudam a emagrecer, pois o fato de terem 30% menos calorias que o produto inicial não é sinônimo de que não vão engordar. Muitos são anunciados como light e têm mais calorias que os que não o são".
Leia mais em: http://zip.net/bmqDrJ

Aumento de juros terá impacto de até 14,3% na prestação da casa própria

Nenhum comentário:
Da Agência Brasil
Comprar casa vai ficar mais difícil a partir desta segunda-feiraDivulgação
O aumento de juros para os novos financiamentos da Caixa Econômica Federal para a casa própria terão impacto de até 14,3% nas prestações. Segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), os financiamentos mais caros serão os mais afetados pelas novas taxas, que vigoram para os contratos assinados a partir desta segunda-feira (19).
Para as linhas de crédito do SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), que financiam imóveis acima de R$ 650 mil na maior parte do País e de R$ 750 mil em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal, as novas taxas farão a prestação subir entre 11,24% e 14,35%.
Para as operações do SFH (Sistema Financeiro da Habitação), que financia unidades entre R$ 190 mil e R$ 650 mil (ou R$ 750 mil, em Minas, no Rio, em SP e no DF), o impacto nas parcelas será bem menor, ficando entre 0,83% e 4,69% nas linhas que sofreram reajuste.
As novas taxas valem para os novos financiamentos habitacionais concedidos com recursos da caderneta de poupança, sendo que as operações mais caras do SFH não terão os juros alterados. De acordo com a Caixa, os mutuários que já assinaram contrato não terão mudança.
Os imóveis financiados com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou pelo Programa Minha Casa, Minha Vida também não tiveram os juros alterados. As duas modalidades financiam apenas unidades de até R$ 190 mil para famílias de menor renda.
As novas taxas para os financiamentos habitacionais foram anunciadas pela Caixa na última quinta-feira (15).
Nos financiamentos do SFH, os juros, atualmente entre 8% e 9,15% ao ano, ficarão entre 8,5% e 9,15% ao ano. Nas operações do SFI, as taxas passarão de 8,8% a 9,2% ao ano para 10,2% a 11% ao ano.
O banco justificou o reajuste com base no aumento da taxa Selic (juros básicos da economia), que passaram de 10% para 11,75% ao ano em 2014.
Os juros dos financiamentos habitacionais da Caixa são definidos conforme o perfil do comprador. Quem tem relacionamento com o banco (é correntista ou tem investimentos na instituição), tem conta-salário e é servidor público paga juros mais baixos à medida que o mutuário preenche cada um dos requisitos.
Como a Caixa concentra 70% do crédito imobiliário no País, as taxas cobradas pela instituição servem de referência para operações semelhantes nos demais bancos.
A Anefac fez a simulação do impacto da alta dos juros nas prestações com base num financiamento de R$ 500 mil no SFH e no SFI em duas modalidades: prestação constante (tabela price) e amortização constante, quando o valor das parcelas diminui com o tempo.
No caso do sistema de amortização constante, o impacto foi calculado para o valor da primeira prestação. Na última parcela, praticamente não há aumento.

Operação da PM localiza desmanche de carros roubados

Nenhum comentário:
Veículo tipo Montana foi localizado durante operação policial - Passando na horaVeículo tipo Montana foi localizado durante operação policial - Passando na hora
Uma operação realizada pela Polícia Militar (PM) na madrugada de ontem localizou um desmanche de veículos no bairro Alto da Pelonha e recuperou duas pick-ups roubadas nas ruas de Mossoró. 
Foram localizadas uma Montana tomada de assalto no dia 9 de janeiro, no bairro Liberdade, e uma L200 tomada de assalto na sexta-feira no Ulrich Graf. 
Acionados a partir do roubo da L200, os policiais conseguiram localizar o veículo em uma casa em construção de difícil acesso no bairro Alto da Pelonha. Na residência foi encontrado o veículo tipo Montana parcialmente desmontado.
Os dois veículos foram levados até a delegacia, onde foram entregues ao delegado de plantão. Ninguém foi preso.

Quatro anos após acidente, Shaolin se comunica com expressões faciais: "Ele apresenta evoluções pequenas"

Nenhum comentário:
Quatro anos após o acidente de carro que o deixou em coma, em 2011, Shaolin passou a se comunicar com a família através de "expressões faciais e dos olhos".
FAMOSIDADES: Quatro anos após acidente, Shaolin se comunica com expressões faciais: "Ele apresenta evoluções pequenas"© Divulgação/Record Quatro anos após acidente, Shaolin se comunica com expressões faciais: "Ele apresenta evoluções pequenas"
“Ele apresenta evoluções pequenas, é um processo longo e gradativo. Nunca tivemos uma regressão no seu quadro médico. Shaolin tem consciência e compreende tudo o que acontece ao seu redor. Na medida do possível, ele interage conosco. Ele é muito esforçado”, disse a esposa do artista, Laudiceia Veloso, ao “G1”.
A mulher também explicou que a família precisou criar uma interação diferenciada para entender o comediante.
“Apenas olhando para ele e prestando atenção em suas expressões faciais, consigo saber se ele gostou de algo, se está cansado, qual programa quer assistir. Todas essas coisas ele consegue passar para a gente e nos entendemos.”
O acidente aconteceu em janeiro de 2011, em Campina Grande, na Paraíba. Na ocasião, um caminhão invadiu a contramão e colidiu com o veículo do humorista. Ele ficou internado por cinco meses no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. 

BRASIL DOS MILIONÁRIOS

Nenhum comentário:

Dona dos maiores seios artificiais do mundo diz que não vai parar

Nenhum comentário:



A modelo Mayra Hills, de 31 anos, chamou a atenção na semana passada por ter os maiores seios artificiais do mundo. São quase 20 litros de silicone implantados, mas a alemã, que também é conhecida por Beshine, revelou que não pretende parar. 

"O monstro verde dos seios em mim nunca parou deixou de estar guloso e faminto", contou ela. "Eu sigo a minha voz interior e ainda não atingi o meu objetivo. Meus fãs sabem do que estou falando", acrescentou. 

Além de revelar o desejo de continuar a deixar os seios cada vez maiores, Mayra ainda falou sobre as dificuldades que enfrenta por conta do tamanho dos seios, que pesam cerca de 9 quilos. 

"Claro, é difícil calçar os sapatos e depilar as minhas pernas. Dormir de bruços e de barriga para cima também não é mais possível", comentou a modelo.






Saiba quem é o segundo brasileiro no corredor da morte da Indonésia

Nenhum comentário:

  • Rodrigo Gularte foi preso em 2004 e, desde então, desenvolveu problemas mentais, segundo a família
    Rodrigo Gularte foi preso em 2004 e, desde então, desenvolveu problemas mentais, segundo a família

    • Depois de mesmo um pedido da presidente Dilma Rousseff ter sido negado, um laudo médico parece ter se transformado na última esperança do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, o outro brasileiro condenado à morte por tráfico de drogas na Indonésia - no sábado, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi morto por fuzilamento junto com outros cinco prisioneiros

      Segundo o jornal "Gazeta do Povo", de Curitiba, a família do surfista, de 42 anos, e há quase 10 preso no país asiático, tentará adiar a execução do brasileiro, ainda sem data oficialmente anunciada, com base num diagnóstico de esquizofrenia.

      De acordo com informações do jornal, o documento está sendo levado para Jacarta, na Indonésia, por uma prima de Gularte.

      A Gazeta do Povo menciona ainda que a estratégia teria o aval da Embaixada Brasileira na capital do país asiático, mas a BBC não obteve resposta nos contatos feitos junto à representação e ao Itamaraty em Brasília.

      Recusa presidencial

      Numa entrevista no sábado para a Globonews, a mãe de Gularte, Clarisse, disse que o filho "está com uma grave doença mental".

      "Agora estamos lutando para que ele seja transferido para um hospital psiquiátrico", afirmou ela, que contou já ter ido à Indonésia oito vezes para ver o filho.

      "Visitei-o todas essas vezes, mas contato por telefone é raro, não há permissão. A gente tem notícias através da Embaixada e do governo também".

      O último contato foi há três meses, segundo Clarisse: "Lá a prisão é relativamente boa, eles têm liberdade entre as grades, os guardas são muito educados. Mas da última vez que eu o vi ele tinha emagrecido 13 quilos".

      Clarisse disse ter ficado chocada com a execução de Archer.

      Marco Archer foi o primeiro brasileiro executado no exterior

      "Estava preparada, mas quando chega o momento é muito triste, muito doloroso"

      Gularte foi preso no aeroporto de Jacarta, em julho de 2004, quando tentou entrar na Indonésia com 6kg de cocaína escondidos pranchas de surfe. Foi condenado à pena capital no ano seguinte.

      O paranaense teria tentado o suicídio pouco depois, ateando fogo a seu próprio corpo, segundo informações veiculadas na imprensa indonésia mas não confirmadas pela família.

      No último dia 9, o presidente indonésio Joko Widodo rejeitou o pedido de clemência feito por el, atitude que repetiu na sexta-feira numa conversa telefônica com Dilma.

      Por isso, o paranaense pode ser executado em fevereiro, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.

      À BBC Indonésia, a Procuradoria Geral do país informou que outras três execuções estão previstas para este ano, mas o órgão não confirmou se o brasileiro estava entre estes presos.

      Fogo

      Em entrevista ao portal G1, o brasileiro Rogério Paez endossou o argumento de que Gularte tem problemas psicológicos.

      Ele esteve preso junto com Archer e Gularte e foi condenado a oito anos de prisão pelo porte de 3,8 gramas de haxixe.

      Rodrigo Gularte foi flagrado com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe

      "O Marco buscou na droga a fuga daquele inferno e o Rodrigo surtou", disse Paez.

      Tráfico

      Rodrigo nasceu em Foz do Iguaçu, no Paraná.

      Sua mãe contou à revista Veja em 2005 que ele começou a se envolver com drogas quando era adolescente e chegou à conclusão de que ele traficava quando seu filho tinha 25 anos e gerenciava uma pizzaria junto com ela.

      "Comecei a notar algumas coisas diferentes. Os amigos chegavam e chamavam o Rodrigo de lado. Não iam lá para comer. Chamavam, conversavam num canto e iam embora", disse na época.

      Gularte morava em Florianópolis, em Santa Catarina, havia cinco anos na época de sua prisão.

      Seu único filho ainda mora na ilha junto com a mãe, Maria do Rocio Pereira, de 55 anos.

      Jimmy Gularte tem 21 anos, é autista, fala poucas palavras e compreende apenas partes do que aconteceu com o pai, segundo Maria.

      Em depoimento ao jornal Diário Catarinense, Maria relatou, que quando Jimmy nasceu, Gularte teria dito que não tinha condições de assumir a paternidade.

      Depois da sua prisão, Maria não teve mais contato com ele.

      Rigor

      O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que está sendo dada toda a assistência à Gularte, como ocorreu com Archer.

      No entanto, as tentativas de evitar sua execução provavelmente fracassarão.

      O presidente Widodo se elegeu no ano passado após prometer em campanha rigor no combate ao crime.

      Segundo Pinta Karana, da BBC Indonésia, em dezembro passado, Widodo afirmou que era difícil perdoar criminosos envolvidos com tráfico, porque eles "arruinaram muitas vidas".

      Widodo complementou dizendo que, em sua mesa, há 64 pedidos de clemência e que ele rejeitaria a todos.

      A Assembleia de Deus em Paraú, realiza batismo em águas.

      Nenhum comentário:


      Na manhã deste domingo 18 de janeiro, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Paraú, liderada pelo Reverendo Pr Edinaldo Domingos, realizou  mais um batismo em águas.

      O batismo foi realizado no açude Beldroelga, no sítio Alagamar. Cerca de 30 irmãos desceram as águas batismais.

      Cobra é achada viva em caixa de correspondência

      Nenhum comentário:

      Uma cobra viva foi encontrada por funcionários dos Correios de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, dentro de uma caixa de correspondência. A encomenda tinha como remetente um endereço do Espírito Santo.

      Remetente e destinatário devem responder criminalmente por tráfico de animal silvestre. A multa pode chegar a R$ 5 mil para cada um.
      O animal, que é da mesma família da jiboia, foi encaminhado para o Hospital Veterinário da UPF (Universidade de Passo Fundo) para receber cuidados e depois será levado para a Amazônia.
      O caso será encaminhado para investigação no MPF (Ministério Público Federal).
      cobra verde

      Brasileiro é executado na Indonésia e Dilma chama embaixador

      Nenhum comentário:
      O Palácio do Planalto confirmou a execução neste sábado em Jacarta, às 15h31 (horário de Brasília), do brasileiro Marco Archer. A presidente Dilma Roussef, em nota, disse estar "consternada e indignada" com o ocorrido. Marco Archer foi condenado à morte após ter sido julgado e condenado por ter ingressado na Indonésia com 13 quilos de cocaína, há 11 anos.

      Na sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff tentou, em telefonema, convencer o presidente da Indonésia, Joko Widodo, a suspender a execução do brasileiro de 53 anos, ressaltando que fazia um "pedido humanitário", "como chefe de Estado e mãe". Mas, não teve sucesso na tentativa.

      Para a presidente Dilma, a decisão do presidente indonésio "afeta gravemente as relações entre nossos países". A nota do governo brasileiro informa ainda que o embaixador do Brasil em Jacarta está sendo chamado a Brasília para consultas.

      A presidente Dilma Rousseff ainda está tentando falar pelo telefone com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, para pedir reversão da pena do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado à morte, por tráfico de cocaína. O governo brasileiro corre contra o relógio, já que a execução do brasileiro está marcada para o próximo sábado e a conversa entre os dois presidentes teria de acontecer até amanhã.A presidente Dilma Rousseff ainda está tentando falar pelo telefone com o presidente da Indonésia, …
      Este é um dos primeiros gestos na diplomacia de demonstração de estremecimento nas relações bilaterais. A nota diz ainda que "o recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países".

      No comunicado do governo brasileiro distribuído na tarde deste sábado, o Palácio do Planalto lembrava que "sem desconhecer a gravidade dos crimes que levaram à condenação de Archer e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésio, a presidenta Dilma dirigiu pessoalmente, na sexta-feira última, apelo humanitário ao seu homólogo Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação daquele país".

      Ainda de acordo com o Planalto, "a presidente Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico como na carta enviada, posteriormente, por Widodo".

      E acrescenta: "o recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países". E conclui dizendo que "nesta hora, a Presidenta Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada".

      Veja a íntegra da nota divulgada pelo Palácio do Planalto:

      “Nota à imprensa

      A Presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer ocorrida hoje às 15:31 horário de Brasília na Indonésia.

      Sem desconhecer a gravidade dos crimes que levaram à condenação de Archer e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésio, a Presidenta dirigiu pessoalmente, na sexta-feira última, apelo humanitário ao seu homólogo Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação daquele país.

      A Presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico  como na carta enviada, posteriormente, por Widodo.

      O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países.

      Nesta hora, a Presidenta Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada.
      O Embaixador do Brasil em Jacarta está sendo chamado a Brasília para consultas.